quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ao professor Sandro Silva e Costa

Hoje, por volta das 9 da manhã, o professor doutor Sandro Silva e Costa se jogou do 11° andar do Bloco B da UFABC. Um evento marcante para todos os alunos, professores e funcionários, principalmente os que estavam presentes momentos após o incidente.

Um sentimento de tristeza ronda o ar da UFABC hoje, com certeza. Aqui na república aonde moro não é diferente. O que se pôde tirar disso foi o momento para reflexão. Inclusive, foi o que mais fiz desde que soube da notícia.

Afinal, qual sentido da vida?

Somos guiados desde a infância por uma proposta de vida padrão: crescer, estudar, trabalhar, ser bem sucedido, criar uma família, se aposentar, e esperar pela morte. Mas será que isso é a vida?

Em seu blog, Sandro posta "Dormi sentindo o frio do chão e balbuciando qualquer coisa, tendo comido durante o dia todo um cookie, um polenguinho, um copo de suco de laranja, um café, uma esfirra, mais um café e duas bolachas. E hoje às seis da manhã eu estava de pé de novo. Para quê?"

Esse "Para quê?" no final diz muito. E me faz pensar sobre o que almejo em minha vida.
Será que vale a pena perder saúde trabalhando para ganhar dinheiro? Será que vale a pena passar por cima de outras pessoas para ter meus desejos saciados?

Em outra postagem, Sandro diz

"Na academia, o lema é publicar ou perecer: e assim pilhas de palavras, gráficos e equações são produzidas apenas para aumentar a quantidade das coisas que irão, rapidamente, para o lixo da história, inflando por algum tempo o ego e a reputação local de alguns. Meus colegas cientistas contemporâneos são todos mais produtivos e de maior reputação científica do que eu. No entanto, duvido que daqui a cem anos algo que algum deles - e que eu - tenha publicado até hoje venha a ser lembrado.

Pois é, não quero entender como tanta energia pode ser gasta em tanto trabalho vazio: acho mesmo que eu já deveria estar no lixo. Só que, enquanto isso não acontece, irracionalmente continuo produzindo textos vazios como estes."

Realmente, como tanta energia pode ser jogada fora em pró de coisas tão fúteis, tão sem sentido, tão frias e tão individuais.

Ao que me parece, o professor Sandro era uma pessoa maravilhosa e de bom coração. Embora tenha deixado um sentimento de tristeza em todos, também deixou pra trás uma série de mensagens de desabafo que nos fazem pensar, e muito.

Na comunidade de orkut há mais de 300 postagens. No twitter, diversas frases relacionadas ao fato que ocorreu são escritas a todo instante. Pelo que li, sua atitude extrema impactou a todos. Talvez possamos tirar algo de positivo disso tudo. Talvez possamos redefinir nossos valores e, quem sabe, construir um mundo melhor; um mundo em que todos tenham a oportunidade de se sentir realizados por completo.

Estou triste como há muito tempo não ficava...

Fica aqui meu desabafo.

Abraços



7 comentários:

  1. Olá Luan, acho que você conseguiu entender um pouco da mensagem que o professor tentava passar. É uma perda profunda para a comunidade da UFABC, espero que nós consigamos refletir sobre as coisas que o professor escrevia e possamos repensar nossas posturas.

    ResponderExcluir
  2. Belo post, rapaz.
    A essência dessa reflexão toda é parte do que tenho feito também. Até onde vale a pena? Pra quê estamos fazendo tudo isso? Pra sermos felizes, ou pra seguir um caminho padrão?
    Eu por diversas pensei sobre isso (e acredito que você também), e agora bate aquele incômodo de ver alguém com esses mesmos questionamentos ter esse fim. E uma pessoa tão boa. =\ De alguém ter chegado tão longe e ver que foi "em vão". Ver que havia chegado o momento em que todo aquele sofrimento e luta não haviam valido a pena né, sei lá.

    Foi um dia muito triste, pra todos. Mas que bom que estamos a refletir sobre tudo isso. Esperemos que muitas pessoas reflitam de verdade, e não apenas superficialmente. E que não seja só nesse momento, porque as proporções do que aconteceu são tão grandes, que devem servir realmente como uma lição, ao meu ver. Esperemos que as pessoas (inclusive nós) parem de seguir o fluxo sem reflexão, seguindo os caminhos previamente ditos apenas por seguir. Esperemos que elas sigam o caminho que a tornem pessoas satisfeitas. Eu falo tudo isso, mas tenho muitas barreiras a quebrar para ser alguém mais livre desses dogmas. A vida parece ser uma grande série de exercícios em diversos aspectos, né...

    Obrigado pela leitura e pela reflexão, meu bom =)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, você escreve muito bem!
    Concordo plenamente com o que você disse.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Seu post resume bem o que estou sentindo agora. A tristeza que eu sinto por vivermos numa situação social que permite pessoas chegarem a esse nível de insatisfação...

    Tomo suas palavras emprestadas e divido o mesmo sonho: "Talvez possamos redefinir nossos valores e, quem sabe, construir um mundo melhor; um mundo em que todos tenham a oportunidade de se sentir realizados por completo."

    Um abraço rapaz!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, falou tudo. Não tenho o que comentar faço das sua palavras as minhas

    ResponderExcluir
  6. Também concordo Plenamente como que diz!!!
    E hoje a tarde fui ao Parque da Criança e também não resisti e anotei meus questionamentos!
    Sobre o que a "Vida" essa pequena palavra cheia de sigiifados, valores, e anseios.

    Galera há dois livros que revolucionaram minha Vida: "Um mês para Viver" e o outro se chama: "Uma vida com Propósitos".
    Ambos falam sobre o Real sentido da vida!

    Se puderem comprem ou tentem achar na net!

    Infelizmente, só fica a trsite e o pensamento de que: "Não pude fazer nada, não sabia...Puxa...Inacreditável!"

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela dica de "Uma vida com propósitos" Polly, realmente é um excelente livro, e quem já leu entendeu qual o real sentido da vida.
    O problema é que muitos de nós quer viver excluindo algumas partes fundamentais, coisa que fazem parte da natureza humana, preferem ignorar estas partes simplesmente pelo fato destas coisas não caberem em livros ou dentro de um laboratório. Leia e entenderá... vale a pena viver!
    Sentirei saudade do Sandro enquanto viver... o melhor professor q já tive até hoje na UFABC.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir